segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Apostila Alunos do 4º ano Logística - material para IV unidade.


SCM – Supply Chain Management

Introdução
O Supply Chain management, ou gerenciamento da cadeia de suprimento, é a ciência que visa unir todas as fases do processo de Supply Chain (cadeia de suprimento), visando aperfeiçoar os métodos e as etapas de produção, compras e suprimentos, inventário, administração, previsões, armazenagem, transporte e entregas dos produtos. Baseia-se na parceria de empresas de diversos setores de cada uma das etapas do Supply Chain, como fornecedores, indústria, armazéns, varejista, distribuidores, etc. O processo inicia-se com o pedido do cliente, depois vem a produção , o armazenamento e a distribuição dos produtos e suprimento par ao site do cliente. Esse processo proporciona o compartilhamento de previsões de venda, diminuição de custos, agiliza as entregas e otimiza a produtividade. Tudo visando à satisfação do cliente (CARDOSO, 2005) 

Para melhor entender o conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos, é fundamental entender primeiro o conceito de canal de distribuição já bastante consolidado e muito utilizado por marketing. 


Canal de Suprimento - Instrumento fundamental para a eficiência de processo de comercialização e distribuição de bens e serviços, o canal de distribuição pode ser definido como o conjunto de unidades organizacionais, instituições e agentes, internos e externos, que executam as funções que dão apoio ao marketing de produtos e serviços de uma determinada empresa. (Christopher, 1999).

Dentre as funções de suporte ao Marketing incluem-se compras, vendas, informações, transporte, armazenagem, estoque, programação da produção e financiamento. Qualquer unidade organizacional, instituição ou agente que execute uma ou mais funções de suporte ao marketing é considerado um membro do canal de distribuição. 

Os diversos membros participantes da distribuição podem ser classificados em dois grupos:

Membros Primários: aqueles que participam diretamente, assumindo o risco pela posse do produto. Ex.: fabricantes, atacadistas, distribuidores e varejistas.

Membros Secundários: aqueles que participam indiretamente, basicamente por meio da prestação de serviço aos membros primários, não assumindo o risco da posse do produto. Ex.: empresas de transporte, armazenagem, processamento de dados e prestadores de serviço logísticos integrados.

Segundo Isaac (1996), o avanço da informática, combinado com a revolução nas telecomunicações, criou as condições ideais para se programar processos eficientes de coordenação. É exatamente esse esforço de coordenação nos canais de distribuição, por meio da integração de processos de negócios que interligam seus diversos participantes, que está sendo denominado de Supply Chain Management.

Em outras palavras, o SCM representa o esforço de integração dos diversos participantes do canal de distribuição por meio da administração compartilhada de processos-chave de negócios que unem várias unidades organizacionais e pessoas, desde o consumidor final até o fornecedor de matéria-prima.

SCM é uma abordagem sistêmica de razoável complexidade, que implica alta interação entre os participantes.


DESCRIÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO

Cadeia de Suprimento é uma rede de facilidades que representa a função de procura de material, transformação do material em produtos intermediários e acabados, e distribuição dos produtos acabados para as clientes. Também pode ser definida como uma rede de empresas autônomas ou semiautônomas, coletivamente responsáveis pelas atividades de obtenção, fabricação e distribuição, associadas com uma ou mais famílias de dados produtos


O ESTOQUE E O LEAD TIME AO LONGO DA CADEIA DE SUPRIMENTO

Diferentes fontes de incertezas existem ao longo da cadeia de suprimento. Incluem as flutuações de demanda (variação as compras pelos clientes) e as incertezas inerentes ao processo, tais como: downtime (período inativo) de máquinas, confiabilidade, transporte, quantidade a ser produzida; e aquelas inerentes ao fornecimento, como, por exemplo: qualidade, quantidade e prazos de entrega. Estoques são frequentemente usados para proteger a cadeia dessas incertezas. 

Estoques armazenados em diversos pontos da cadeia de suprimento têm influências distintas nos custos e no desempenho do serviço da cadeia. Estoques em vários pontos têm diferentes níveis de resposta, os produtos acabados podem ser embarcados para o cliente sem atraso. Enquanto isso, para produtos inacabados ou matéria-prima, o cliente deve esperar o lead time (tempo de execução). O maior desafio no Gerenciamento da Cadeia de Suprimento é com controlar os estoques e custos, enquanto maximiza seu desempenho com o cliente.

A previsão de vendas é um item muito importante dentro do Gerenciamento da Cadeia de Suprimento, e esta previsão tem como objetivo otimizar a gestão de estoque.

FORÇAS EXTERNAS


Globalização

A abertura de mercado nos permite dizer que o mundo entrou em um novo estágio de desenvolvimento. Acordos regionais como o Mercosul, NAFTA, Pacto Andino e outros, bem como a globalização da economia, vêm expondo as empresas brasileiras a uma concorrência forte com as economias mais competitivas do mundo. As empresas são obrigadas a ser mais eficientes nos seus processos produtivos e administrativos. A pressão sobre a globalização do mercado é bastante intensa devido à limitação do mercado interno das nações desenvolvidas, como é ocaso dos EUA, Japão, Inglaterra, Alemanha e outros.

Mercado e Demanda do Consumidor

Entender as necessidades do cliente é fator principal para o sucesso da organização e das soluções que ela apresenta em forma de serviço ou produto. As melhores empresas ouvem o cliente nas fases iniciais de desenvolvimento do produto. Um novo produto ou serviço deve apresentar um valor adicional ao cliente a um preço que ele queira pagar. De uma forma global, a inovação alcança o sucesso quando combina alguns fatores com preço, função, tempo, e atende às necessidades do mercado

Competição

Os competidores empregam diferentes estratégias, sempre lutando por uma posição de vantagem. Os mais ferrenhos tentam suprir as necessidades dos clientes, utilizando tecnologias que dificilmente podem ser imitadas a curto e médio prazo. O objetivo nessa luta pela sobrevivência no mercado é realizar movimentos que posam neutralizar os investimentos efetuados pelos concorrentes, a fim de conquistar o cliente, satisfazendo suas necessidades e ao mesmo tempo enfraquecer o concorrente.



OPORTUNIDADES OFERECIDAS PELO SCM

Embora seja conceito em evolução cuja utilização ainda se restringe a um conjunto de empresas mais avançadas, o SCM já está na agenda da maioria dos gerentes das grandes empresas internacionais. Artigos na imprensa especializada, como a Fortune, estão anunciando o SCM com a nova fonte de vantagens competitivas. (Christopher, 1999 p.40).O enorme interesse pelo SCM é explicado em função tanto dos exemplos de sucesso já conhecidos, quanto do nível de complexidade e falta de coordenação da maioria dos canais de distribuição que existem nos dias atuais. 

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